US Open: Primeiro dia eletrizante, com partida épica entre Murray e Tsitsipas marcam o início do torneio

Neste segunda (30) tivemos o primeiro dia de chaves em Nova York. Logo na primeira partida, tivemos a estreia do Brasileiro Thiago Monteiro, que mesmo fazendo jogo duro, não superou o Britânico Daniel Evans e acabou perdendo por 3 sets a 1.

Thiago Monteiro, número 1 do Brasil no tênis, revela que foi adotado e  nunca conheceu pai | tênis | ge
Thiago Monteiro – Foto: Icon Sportswire / Getty Images

Nesta terça tivemos algumas estreias importantes também, Andrey Rublev (5º do ranking), vice campeão em Cincinnati, venceu o Croata Ivo Karlovic por 3 sets a 0 e garantiu presença na próxima fase.

O Numero 2 do ranking, Daniil Medvedev teve um jogo tranquilo com o Francês Richard Gasquet, vencendo por 3 sets a 0. Outros cabeças de chave importantes também passaram de fase, como Roberto Bautista, que eliminou o Australiano Nick Krygios tambem por 3 sets a 0. Uma grata surpresa deste Circuito é o Espanhol Carlos Alcaraz, de apenas 18 anos, que venceu o cabeça de chave Cameron Norrie e ja acumula 5 vitórias em Grand Slam’s. Apesar de jovem, ele mostra maturidade e ainda não perdeu em rodadas de estreia dos maiores torneios do Circuito.

Medvedev arrasa Isner em menos de uma hora e vai à final do Masters 1000 de  Toronto - Surto Olímpico
Daniil Medvedev – Foto: Reprodução/Twitter ATP Tour

Ainda no Masculino, tivemos um dos jogos mais esperados desta primeira fase. O Escocês Andy Murray enfrentou Stefanos Tsitsipas (3º do ranking) logo na estreia. Foi um jogo muito duro, onde Murray, mesmo perdendo fez um excelente jogo contra o grego. Mesmo estando duas vezes a frente, nao conseguiu manter o ímpeto e acabou perdendo por 3 sets a 2. O jogo ficou marcado por várias reclamações do Escocês e Ex número 1 do mundo, em virtude das idas longas de Tsitsipas ao vestiário e das trocas de raquetes durante os games. Mas isso nao impediu com que o Grego vencesse depois de 4h48 de partida e agora irá enfrentar o Francês Adrian Mannarino na próxima fase da competição.

The Strange Beauty of Seeing Andy Murray Lose
Andy Murray – Foto: Adam Davy / PA Images via Getty Images

Murray que chegou a ser desacreditado, falou sobre essa desconfiança e mostra que tem muito o que provar dentro do Tênis e vai buscar por mais

“Eu disse semanas atrás que ainda era capaz de jogar um tênis desse nível. Precisava de horas na quadra e da chance de enfrentar os tops. Acho que provei algumas coisas esta noite. No lado físico, fui muito bem. Mas ainda assim estou muito, muito desapontado, frustrado”

No Simples Feminino tivemos as estreias de jogadores importantes, como Naomi Osaka, que voltou a jogar bem, passando como um trator por cima da tcheca Marie Bouzkova, que lutou até o fim, mas Osaka mostra que voltou a jogar em alto nível, acertando suas bolas e recuperando a confiança. Osaka que é a atual campeã do torneio e busca o seu terceiro título em Nova York.

Naomi Osaka estreia com vitória sobre Marie Bouzková no US Open - Agência  Olímpica
Naomi Osaka – Foto: Jerry Lai-USA TODAY Sports

Não menos importante, tivemos outras cabeças de chave passando para a próxima fase do torneio. Barbara Krejcikova (8 do Ranking) passou tranquila pela Australiana Astra Sharma por 2 sets a 0. A Belga Elise Mertens tambem passou para a próxima fase depois de uma partida exaustiva contra a Sueca Rebecca Peterson, com 2 Tie Breaks e mais de 3 horas de partida. QUem tambem precisou de 3 sets pra vencer foi a numero 2 do mundo, Aryna Sabalenka, que enfrentou a Sérvia Nina Stojanovic.

Segundo dia

Novak Djokovic de olho no recorde - US Open - Jornal Record
Novak Djokovic – Foto: Reuters

Nesta terça teremos mais grandes estreias para acompanhar a partir das 11 da manha (horário de Brasilia). Alexander Zverev, campeão Olimpico e em Cincinnati estreia as 13 horas contra o Norte-Americano Sam Querrey, logo em seguida a Numero 1 do mundo no feminino, Ashleigh Barty estreia contra a Russa Vera Zvanoreva. Teremos tambem as estreias de Karolina Pliskova, Denis Shapovalov, Matteo Merretini (finalista em Wilmbledon), entre outros (as). Mas o mais esperado para acompanhar será as 20h, quando Novak Djokovic entra em quadra novamente após se ausentar em Cincinnati, contra o Dinamarques Holger Rune, que veio da fase Classificatória.