Prefeitura de São Luís divulga protocolos para volta aos estádios

Na última quinta (16), na prefeitura de São Luís, o prefeito da cidade Eduardo Braide se reuniu com representantes de clubes de futebol e com o presidente da FMF (Federação Maranhense de Futebol) Antônio Américo, quem também marcou presença foram Joel Nunes e Ricardo Diniz, secretários municipais de saúde e de esporte e lazer, respectivamente.

Durante o evento, foi anunciada a volta de público aos estádios da capital maranhense, bem como foram apresentados e debatidos pelas autoridades presentes protocolos sanitários que serão colocados em prática, para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que forem assistir às partidas. O mandatário também declarou que as arquibancadas estarão disponíveis para a população a partir dessa segunda (20).

Eduardo Braide (esquerda) e Antônio Américo (direita). Foto: Reprodução/Redes sociais.

“Nós já temos quase 80% da população adulta completamente imunizada. Isso reflete diretamente nos números de ocupação da nossa rede municipal de saúde e é o que nos dá tranquilidade para tomar essa decisão de retorno de público aos estádios. Aliado a todas essas ações, o município estabeleceu protocolos sanitários para que possamos garantir a segurança de todos os torcedores que forem aos estádios”.

Eduardo Braide

De acordo com dados da secretária municipal de saúde (SEMUS) divulgados na última quinta, 35% dos leitos de UTI da capital maranhense estão ocupados, enquanto a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equivale a 4%. A secretaria também informa que 579.565 pessoas receberam a 2ª dose ou dose única e que a 3ª dose já chegou a 4.284 pessoas, contribuindo para a taxa de vacinação da capital maranhense terminar o dia com 85, 16%.  

Os protocolos que deverão ser seguidos são os seguintes:

— Capacidade de 30% da capacidade total de público

— Uso obrigatório de máscara

— Temperatura aferida na entrada do estádio e disponibilização de álcool gel 70%

— Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os torcedores

— Permitida a venda de bebidas e alimentos, que deverão ser consumidos nos assentos

— Funcionários, de empresa terceirizada ou não, devem apresentar documentos que comprovem imunização plena contra a Covid-19

— Apresentação de testes negativos de Covid-19 das atletas e equipes técnicas, que deverão realizá-los 72h antes das partidas

— Respeito por parte dos torcedores à sinalização de ocupação de assentos nas arquibancadas

É valido ressaltar que, em caso de solicitação feita, a SEMUS disponibilizará testes rápidos para o coronavírus.