Apesar de atuação abaixo do esperado,Sampaio derrota IAPE e garante primeiro lugar de grupo no Campeonato Maranhense

Nesta terça (08), no estádio Castelão, em São Luís, Sampaio Corrêa e IAPE se enfrentaram em partida adiada da primeira rodada do primeiro turno do campeonato maranhense de futebol e o tricolor garantiu a liderança do Grupo A, ao derrotar o canário da ilha por 1×0.

Por necessitar de um triunfo para ir às semifinais sem depender de combinação de resultados, o IAPE foi o autor dos primeiros ataques, mas após um início ruim, o Sampaio conseguiu elaborar suas primeiras jogadas ofensivas e abriu o placar aos 29, quando o estreante Luiz Paulo mandou entre as pernas do goleiro Anderson.

O tubarão voltou a criar boas oportunidades após abrir o placar, mas o IAPE pressionou a defesa adversária durante o final do primeiro tempo e a maior parte do segundo, apesar de não ter conseguido o empate. O Sampaio terminou a fase de grupos em primeiro no grupo A com nove pontos, enquanto o canário terminou em terceiro com três, fora da zona de classificação para o mata-mata.

Disputa de bola entre atletas de Sampaio e IAPE. Crédito: Iury Oliveira.

Na outra partida do grupo, o Pinheiro derrotou o Juventude por 3×0 e garantiu vaga para a próxima fase, em segundo com seis pontos. Enquanto o tubarão encara o São José (2 lugar do Grupo B), o búfalo da baixada (apelido do Pinheiro) enfrenta o Moto Club (1 lugar do Grupo B).

O caso do São José

Após as polêmicas envolvendo a suposta escalação irregular do lateral Danilo, a FMF (Federação Maranhense de Futebol) afirmou que “não há que se falar em irregularidade, tampouco perda de pontos”, pois o atleta encontrava sem vínculo quando se iniciou o estadual, no dia 23 de janeiro, já que o contrato de Danilo teve sua rescisão deflagrada com o Juventude seis dias antes, no dia 17.

Para a federação, a equipe da cidade homônima não feriu o artigo 7, onde diz que “Após o início da competição, atleta que possua vinculo e/ou contrato com algumas das equipes participantes da competição não poderá atuar por qualquer outra equipe participante, independentemente de ter sido inscrito ou não na competição, e/ou ter atuado ou não, pela primeira equipe”.

Apesar da decisão, Cordino e Tuntum, que fazem parte do mesmo grupo do São José, afirmaram que investirão em denúncias contra o peixe-pedra (apelido do São José) para o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e o Tuntum pediu que seja um instaurado processo disciplinar face à equipe denunciada. As datas das semifinais ainda não foram divulgadas.

Trecho de documento emitido pelo Tuntum. Crédito: Reprodução/Assessoria.

Grupo A

ClassificaçãoPJVED
1-Sampaio Corrêa93300
2-Pinheiro63201
3-IAPE33102
4-Juventude SAMAS03003
P=pontos, J=jogos, V=vitórias,E=empates, D=derrotas

Grupo B

ClassificaçãoPJVED
1-Moto Club73210
2-São José de Ribamar53120
3-Tuntum43111
4-Cordino03003
P=pontos, J=jogos, V=vitórias, E=empates, D=derrotas