Roma se torna primeira campeã da Liga Conferência

Nesta quarta (25), as equipes de Feyenoord (Países Baixos) e Roma (Itália) se enfrentaram na final da 1ª edição da Liga Conferência da UEFA, disputada em Tirana, capital da Albânia. A equipe da capital italiana, derrotou os representantes de Rotterdam por 1×0, se tornando o primeiro clube a conquistar o torneio, e levantando o primeiro troféu continental da sua história.

No primeiro tempo, o jogo truncado predominou, com os dois times sem levar muito perigo, o Feyenoord chegava a alcançar a grande área, mas possuía dificuldade em finalizar, enquanto a Roma possuía dificuldade em sair do campo de defesa, mas aos 32, Zaniolo recebeu um lançamento aéreo,deu um bico na saída do goleiro,e abriu o placar para os italianos.

Momento do gol do título. Crédito: Reprodução/ECL.

No segundo tempo, os gialorossis realizaram alguns ataques, mas a prioridade do clube passou a ser a defesa, decisão que fez os atletas da equipe neerlandesa pressionarem a zaga romana, em busca do gol de empate, o que acabou não acontecendo, e a Roma se sagrou campeã.

Foi a terceira vez na história que a equipe da capital do país da bota disputou uma decisão de uma competição continental organizada pela UEFA, porém é a primeira vez que a Roma conquistou um título de um torneio organizado pela entidade, a última final continental disputada pelo clube havia sido na temporada 1990-1991, quando perdeu o troféu da Copa da Uefa (atual Liga Europa), para a Inter de Milão.

Um dos momentos do segundo tempo da partida. Crédito: Reprodução/ECL.

Foi o quinto título europeu conquistado por José Mourinho, técnico da Roma desde maio de 2021, o treinador já havia sido duas vezes campeão da Liga Europa (Porto 2002-03 e Manchester United 2016-17) e da Liga dos Campeões da UEFA (Porto 2003 – 04 e Inter de Milão 2009-10). José Mourinho também acabou com o tabu de 14 anos, da Roma sem títulos, a última conquista dos gialorrossis tinha sido a Copa da Itália 2007-2008.

Crédito foto principal: Reprodução/ECL.