Brasil vence Uruguai nas eliminatórias da Copa do Mundo de basquete

Nesta quinta (30), as seleções de basquete de Brasil e Uruguai se enfrentaram em Montevidéu, por uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023 e os brasileiros conquistaram sua quinta vitória em cinco jogos ao derrotarem os anfitriões por 73×60. Vale ressaltar que as duas equipes já entraram em quadra classificadas para a próxima fase.

A seleção verde e amarela dominou o primeiro e o terceiro quarto, fechando ambos, de forma respectiva, com os placares de 24×12 e 62×42, no meio, houve o segundo quarto, o mais equilibrado da partida e terminando 43×32 no placar geral, o Uruguai chegou a iniciar uma reação no quarto final, mas  não impediu sua segunda derrota em cinco jogos, a segunda também para os brasileiros.

Crédito: Reprodução/FIBA.

O próximo compromisso do Brasil será contra a Colômbia, em Barranquila, no próximo domingo (03), as 21h40 (horário de Brasília).

Formato das eliminatórias

16 seleções das Américas do Norte,Central e do Sul foram divididas em quatro grupos de quatro times, e jogam entre si em jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas, e após as seis rodadas, as três melhores seleções de cada grupo avançam para a segunda fase e formam dois grupos de seis, carregando os resultados e pontos da fase anterior.

 Cada equipe vai ficar na mesma chave que as duas seleções que se classificam com ela na primeira fase, porém enfrentará somente as equipes com quem ainda não se encontrou, no caso do Brasil, o time vai ficar na mesma chave que Uruguai e outra seleção do Grupo B, mas os tupiniquins vão encarar somente Estados Unidos, México e Porto Rico, trio de classificados do Grupo D.

Atual classificação do grupo B das eliminatórias B. Crédito: Reprodução/FIBA.

Os três melhores posicionados dos dois grupos da fase final e o quarto melhor colocado se garantem na Copa do Mundo, que será disputada no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.