Personalidades do futebol prestigiam lançamento de livro na CBF

Zico e integrantes da Seleção Brasileira estiveram presentes para evento na Casa do Futebol Brasileiro


Nesta quarta-feira (14), a CBF recebeu o lançamento do livro “O Segredo do Futebol Brasileiro – Futsal e Futebol de Base”. Realizado na sede da entidade, o evento contou com a presença de diferentes personalidades do futebol, como o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o ex-jogador Zico, que também foi autor do prefácio, além dos autores da publicação: Rodrigo Neves, Moraci Sant’Anna, Henrique Fernandes, Márcio Menezes e Vinicius Bovo.

O livro foi produzido a partir da adaptação do trabalho apresentado no curso de Gestão de Futebol da CBF Academy e seu lançamento foi prestigiado por integrantes das comissões técnicas das Seleções Brasileiras. A equipe principal foi representada pelo coordenador Juninho Paulista, pelo auxiliar César Sampaio e pelo preparador físico Fabio Mahseredjian. A categoria de base foi representada pelos técnicos Ramon Menezes, Phelipe Leal e Dudu Patetuci.

“Foi o projeto aplicativo do curso de Gestão do Futebol da CBF Academy, montamos esse grupo com alunos do curso. Tudo começou aqui. Nada mais justo que a gente fizesse o lançamento aqui na Casa do Futebol Brasileiro, na CBF”, disse Moraci Sant’Anna, um dos autores do livro e preparador físico da Seleção nas Copas do Mundo de 1982, 1986, 1994 e 2006.

“A Casa do Futebol Brasileiro é para o futebol, para aqueles que realmente têm convivido e ajudado o futebol brasileiro. Para a CBF, é uma honra muito grande estar recebendo o Moraci Sant’Anna no lançamento de seu livro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF.

Divulgação CBF

Ao longo de suas 648 páginas, o livro sustenta teoricamente os benefícios que um atleta pode ter ao praticar o futsal durante seu desenvolvimento como atleta, ainda nas categorias de base. No futebol, os clubes têm diferentes projetos esportivos, planejamentos estratégicos, realidades administrativa e estrutural, culturas, entre outros fatores.  Partindo do ponto que cada agremiação deve entender qual é o modelo melhor para sua gestão de futebol, a publicação traz sete exemplos aplicáveis para os clubes de futebol, que são norteadores para este desenvolvimento. Outras personalidades do futebol, como Américo Faria e o ex-jogador Roger Flores, também marcaram presença no lançamento.